21/05/2016

Perguntas Frequentes

  • O que significa descentralizado?

Significa que não há um órgão planejador, regulador e regulamentador central, as pessoas que acreditam no projeto e decidem morar e/ou empreender no Oasis são as pessoas que levarão as soluções dos problemas.

  • Como pode ser livre de agressão?

Como todos que irão residir no Oasis concordam que não deve haver agressão, esse ponto já ajuda muito. Sem um órgão central garantindo a segurança, cada cidadão será responsável pela segurança o que leva a uma grande vantagem numérica em relação aos agressores. Além disso há possibilidade de contratar monitoramento de uma empresa de segurança. Com a evolução do centro empresarial, iremos fechar as saídas e permitir a entrada somente de pessoas cadastradas dificultando ainda mais a agressão dentro do Oasis.

  • Quais as minhas obrigações com o terreno após comprá-lo?(Alguma manutenção obrigatória, por exemplo)

O único custo inicial é de manter o mato baixo para evitar a criação de pragas, com o tempo haverá necessidade de manutenção da rua e calçada e esse custo será dividido entre os moradores de uma meia quadra (uma esquina até outra esquina). Os que comprarem terreno sem calçada, não terão o custo de manutenção da calçada.

  • Posso comprar o terreno e não usá-lo nos primeiros anos?

Sim, você pode comprar o terreno aproveitando o preço inicial mais baixo e não utiliza-lo.

  • Já tem internet no Oasis?

Ainda não, mas já criamos a infraestrutura e estamos finalizando a instalação. A comunicação é realizada via rádio.

  • Os terrenos tem escritura? Foi comprado ou invasão?

Somos contra a invasão, que é uma agressão a propriedade, por isso o terreno foi comprado e possui escritura da área total. Os lotes ainda não possuem escritura individual mas o contrato pode ser averbado à matrícula principal, portanto são vendidos com contrato de compra e venda com duas testemunhas e reconhecimento de firma no cartório. O contrato também é lançado no Blockchain garantindo a segurança.

  • Quais serão as regras sobre coisas do tipo poliamor, drogas, casamento gay, direitos trans, aborto e etc?

Poliamor, drogas, casamento gay, direitos trans não tem regras específicas, apenas não devem agredir.
Aborto é uma agressão após a sexta semana.

O Oasis tem uma única regra de comportamento, o PNA, princípio da não agressão. Podem ser criados estabelecimentos que não aceitem gays e também podem ser criados estabelecimentos que não aceitem héteros. O direito a propriedade, a vida e a liberdade são a base da nossa sociedade.

  • Como funciona a saúde?

A saúde também é descentralizada, cada um escolhe o quanto e como investir em saúde. Plano de saúde ou médico particular, a decisão é de cada um.

  • O real( moeda) seria desnecessário?

O real continuará sendo utilizado por quem quiser utiliza-lo, mas muitos pretendem utilizar Bitcoin, é livre a escolha entre os que estão negociando.

  • Será que conseguem independência? Criar um pais mesmo?

Conseguiremos o reconhecimento como um território autônomo, descentralizado e livre de agressão, pode demorar para eles aceitarem que perderam os escravos, mas terão que aceitar. O território devido a cada cidadão é de 0,04165km², como nosso território é de 0,278km² com 7 habitantes já teríamos direito a secessão dessa área.
Eu não tenho interesse em criar um país, mas que sejamos considerados livres.

Maiores informações no link: http://renatofurtado.com/wp/2016/05/06/brasileiro-pedem-secessao-para-nao-conviver-mais-com-agressao/

  • Vai ter aeroporto perto? Pretendem construir?

 Tem um aeroporto para aviões de pequeno porte em Caçador-SC, 115km de asfalto até lá e aeroporto grande o mais próximo é o de Curitiba-PR 260km ( 3 horas e meia de carro). Aqui é descentralizado, então não tem um comando central, com o crescimento, se houver demanda suficiente alguém irá construir um aeroporto.

  • Como funcionam os impostos?

De início normal, lutaremos contra, visto que é uma cobrança indevida que vai contra os próprios princípios fundamentais da Constituição, e em um número considerável, vivendo sem utilizarmos produtos e serviços públicos, teremos força e argumento jurídico para vencer.

  • Como faço para conhecer o local?

É só enviar um e-mail para renato@renatofurtado.com e agendar uma data.

  • Como faço para chegar de carro?

Siga na BR-116 no trecho de Santa Catarina até o km 112, entre sentido Timbó Grande-SC e siga por 22km, verá uma torre do lado direito que já se encontra no Oasis Project.

  • É como Liberland?

Liberland é um país, tem estrutura estatal, nós não.

  • Existe algum projeto semelhante no mundo?

Do meu conhecimento o mais próximo é o Liberstad na Noruega, mas faz tempo que eles estão fazendo vaquinha para comprar o terreno e ainda não conseguiram sair do papel.

  • O Oasis é a única sociedade descentralizada e livre de agressão no mundo?

Sim, fazer parte do Oasis Project é fazer história.


Estamos organizando a seção de Perguntas Frequentes, ajude-nos enviando a sua pergunta através do formulário abaixo: